domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resposta ao Post Anterior

Não concordo plenamente. Primeiro quero dizer que na teoria também discordo do neoliberalismo, não creio que um sistema que priorize o lucro (algo inanimado) seja correto, afinal a HUMANIDADE deve priorizar causas humanas.

Mas discordo quanto a culpa atribuída ao FHC, todos que acompanham o blog sabem que eu tenho completo desagrado quanto a ele, muitas de suas ideias e políticas parecem ao meu ver vazias.. mas não posso deixar minha opinião pessoal contrastar com a realidade.
É válido lembrar que as políticas neoliberais surgiram com Collor (obviamente não deram certo, pois ele era um ladrão de marca maior) e o FHC conseguiu fazê-la sair do papel, com muitos erros, muitas sacanagens, corrupções.. mas fez.
Em alguns momentos, quando não se é um grande líder ou algum visionário, o mais acertado é seguir o fluxo de mudanças, e foi isso que ele fez.
Extremismos não dão certo. Não adiantaria ao Brasil ignorar um mundo neoliberal e se fechar, vale mais a pena tentar consertar - na medida do possível - as várias falhas desse sistema, e aos poucos tentar elaborar uma proposta alternativa, pois como todos sabemos o socialismo real fracassou, e sem ele.. só nos resta o capitalismo moderno (liberal).

2 comentários:

  1. Não atribui a culpa ao FHC, e sim ao neoliberalismo. E além disso, ninguém falou para o Brasil se fechar, mas não precisava escancarar suas portas do modo que foi feito. Extremismo de verdade foi o que o FHC fez.

    ResponderExcluir
  2. Sim como eu disse ele aplicou com muitos erros.. um deles foi usar um neoliberalismo extremado, que os paises desenvolvidos pregam.. mas nem eles aplicam.. abrir tudo é suicidio ao pais, e nao abrir nada tambem..
    "vale mais a pena tentar consertar - na medida do possível - as várias falhas desse sistema, e aos poucos tentar elaborar uma proposta alternativa"

    ResponderExcluir